Um olhar! Um olhar significa tanto! Tanto para quem é capaz de decifrar, para quem é capaz de entender toda mensagem que está embutida em um simples olhar. Um olhar profundo... um olhar de admiração... um olhar de indagação... quem será capaz de entender? Um dia, o meu olhar incomodou uma pessoa. Era um olhar preocupado, um olhar inquisitivo... Eu precisava saber tantas coisas, eu precisava dizer tantas coisas... Não consegui dizer, não consegui saber. Um dia, a palavra adeus foi trocada por um simples olhar de cumplicidade e sintonia. Naquele olhar, entendi o que o meu coração não conseguia aceitar.
Passei tanto tempo perdida, tanto tempo indecisa, até que um dia, encontrei em um outro olhar, um sentido de esperança, de renovação, de mudança de vida. Um dia também, olhei para meu filho pequenino dormindo em seu bercinho e chorei... Era um olhar de infinita ternura e dedicação por aquele serzinho tão especial que era só meu. Anos mais tarde, ao ver meus pequenos tão felizes, tive um olhar mesclado de agradecimento e serenidade. Me lembro também de um outro momento decisivo, que tive um olhar solitário de profunda tristeza e sábia decisão. Era um olhar pedindo socorro , era uma despedida...uma despedida solitária e doída. Fiquei olhando nos olhos dele e vi tanta tristeza, tanta amargura, que choramos juntos abraçados. Durante muito tempo, não consegui esquecer a visão daquele olhar de derrota, de tristeza que me fazia chorar a todo instante.
Hoje, passado tantos anos, fico me lembrando de momentos vividos, de momentos alegres e outros não, mas sempre me vem a mente, o olhar de um momento. Hoje, fico olhando ao meu redor e não vejo ninguém... Sacio a minha saudades olhando fotos... Vejo o tempo passando, a vida engolindo o meu tempo, me encaminhando cada vez mais, próximo ao fim. A nossa vida é assim: tão curta... tão longa; depende da visão de cada um. Durante toda a nossa vida, a gente olha para tudo, olha para o nada... Olha para alguém... vê, mas não olha ninguém. Ficamos com o olhar perdido, com o olhar certeiro, mas existem "certos olhares" em nossas vidas, olhares profundamente enigmáticos que a gente nunca mais esquece da intensidade daquele olhar. Aquele olhar especial que damos ou recebemos de alguém , e que fica marcado em nossa memória e nem o tempo consegue apagar.
Marici França, 28 de junho de 2008
Comments